sábado, 17 de outubro de 2015

2 Filhos de Francisco no Cine Argus?

O que o sucesso de bilheteria nacional 2 Filhos de Francisco, lançado no ano de 2005, tem a ver com o Cine Argus, que fechou suas portas em 1995, dez anos antes do lançamento do filme que contou a história de Zezé di Camargo e Luciano? Acredite, tem mais a ver do que você imagina.

 Cena do filme 2 Filhos de Francisco (Direção: Breno Silveira, 2005)

O Cine Argus tem muitas boas histórias, tantas que várias ficaram de fora de nosso documentário de curta-metragem e devem permanecer fora do longa. Uma delas diz respeito à dupla sertaneja mirim Mirosmar e Emival, que fizeram uma passagem pelo Cine Argus e quase chegaram a se apresentar nele, antes do trágico acidente que tiraria a vida de Emival.

Quem nos conta essa história é Amílcar Queiroz Carneiro, o filho de Seu Duca que assumiu o comando da empresa Argus depois que o pai faleceu. Em entrevista ao filme Memórias do Cine Argus, em 2014, Amílcar relatou que, por ocasião de um show que a dupla Zezé di Camargo e Luciano fez na Feira Agropecuária de Castanhal, no ano de 2009, o cantor Zezé havia pedido a um dos organizadores do evento para que passassem em frente ao cinema onde havia se apresentado com seu irmão Emival antes do acidente que havia matado seu irmão, pois gostaria de rever o prédio. O referido organizador era um conhecido da família Queirós Carneiro e contou o fato a Amílcar, que então se lembrou de um episódio que ocorreu nos anos 70, quando um empresário e dois garotos procuraram Seu Duca para fazer uma apresentação no Cine Argus.

"Eu estava chegando no cinema, e tinha dois garotos vestidos com roupas iguais. aparentando uns 10 anos, e o empresário deles conversando com meu pai. Eles queriam fazer uma apresentação no Cine Argus pra ganhar um dinheiro e pagar o hotel. Eles estavam em um hotel aqui em Castanhal e a bagagem deles estava presa", lembra Amílcar. Segundo este, Mirosmar (Zezé) e Emival não chegaram a se apresentar, pois Seu Duca achava que não ia dar público. Mas, mandou que Amílcar acompanhasse o empresário e pagasse o hotel, por pena das crianças, para que pudessem seguir viagem. O empresário, impressionado com o ato de generosidade de Seu Duca, lhe fez muitos elogios e disse que falaria a seu respeito quando chegasse em Anápolis. É possível que tenha sido nessa viagem que tenha ocorrido o triste acidente que tiraria a vida do menino Emival.

 Cena do filme 2 Filhos de Francisco (Direção: Breno Silveira, 2005)

Tentamos contato com Zezé di Camargo por meio de seus perfis nas redes sociais, para confirmar a história, mas não obtivemos retorno. Sem dúvida, esta é mais uma das inúmeras histórias interessantes do Cine Argus.

E você, tem alguma história interessante pra nos contar, relacionada ao Cine Argus? Mande sua mensagem, adoraremos publicá-la!

Nenhum comentário:

Postar um comentário