terça-feira, 5 de dezembro de 2017

E o menino João nos deixou...

Mais um personagem de O Cinema de Seu Duca nos deixou. João Pereira da Silva, o garotinho que varria o Cine Argus e fazia propaganda dos filmes (carregando cartazes pela cidade) em troca de ingressos, faleceu aos 85 anos, no dia 28 de novembro de 2017. 

João Pereira, que nasceu em 1932, seis anos antes da criação do Cine Argus, nos deu uma entrevista muito singular, sendo uma das poucas pessoas que encontramos em nosso processo de pesquisa que conheceu o Argus em seus primórdios. O relato da época de uma Castanhal tranquila, do encanto que o cinema provocava na cidade e do respeito nutrido a Manoel Carneiro Pinto Filho (Seu Duca), que sempre aceitava a proposta do garotinho João de fazer algum trabalho para ganhar um ingresso, nos emocionou e enriqueceu nosso filme. Quem sabe já tenham se encontrado...

Agradecemos a Jairo Moreira, um dos filhos de nosso ilustre personagem, que entrou em contato com a direção do filme para sugerir a entrevista com o pai. 

Vá em paz, João Pereira! Que honra ter registrado parte de sua história em nosso filme!

João Pereira da Silva em O Cinema de Seu Duca

3 comentários:

  1. João Pereira, pessoa singular do qual com muito orgulho, fiz parte de sua seleta amizade. Desportista que era, muitas vezes pediu-me para representá-lo em eventos esportivo e que promovia e patrocinava, tarefa que eu desempenhava com a maior satisfação. Isso na nossa querida cidade de Igarapé Açu, que nos acolheu como filhos.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Na verdade, temos várias postagens sobre nosso Isidoro Batista, o famoso Capiti, personagem super importante na história do Argus. Alguns posts são diretamente sobre o Capiti e outros fazem referência a ele, de modo que ele está bem registrado aqui no blog. Uma delas inclusive fazendo campanha para tentar conseguir uma imagem do mesmo, o que infelizmente não conseguimos. Confira só:

      http://memoriasdocineargus.blogspot.com/2015/09/o-show-de-calouros-do-capiti.html

      http://memoriasdocineargus.blogspot.com/2015/09/em-busca-de-fotos-do-capiti.html

      http://memoriasdocineargus.blogspot.com/2015/09/e-falando-no-show-de-calouros-do-capiti.html

      http://memoriasdocineargus.blogspot.com/2016/02/essa-nao-saba.html

      http://memoriasdocineargus.blogspot.com/2016/11/cine-argus-in-memorian.html

      Excluir