quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Paulo "Mata Velha" e as Telecatch

Alguém ainda se lembra das famosas lutas livres popularmente conhecidas como Telecatch, que misturavam encenação teatral, combate e circo, e que fizeram muito sucesso nos anos 60? Sabiam que o Cine Argus também foi palco de lutas de Telecatch? E por algum acaso alguém lembra ou ouviu falar de um cidadão castanhalense conhecido como Paulo "Mata Velha"? Quem nos conta essa história super curiosa e engraçada é Raimundo Conor, bancário aposentado e um dos personagens do filme O Cinema de Seu Duca.

Telecatch no Cine Argus
Por Raimundo Conor

Nos tempos do Telecatch, onde pontificavam figuras famosas como Ted Boy Marino, Verdugo, Indio Paraguaio e com poucos televisores na cidade, o jeito era transformar-se em televizinhos, como eram chamadas as pessoas que "abicoravam" nas janelas das casas providas desse aparelho mágico.

Foto: google.

Pois bem, a participação do Cine Argus nesses eventos ocorreu através da participação de uma trupe de lutadoras, encabeçadas com uma que se intitulava tia do Eder Jofre, famoso pugilista campeão mundial de boxe. Foi armado um ringue no palco, onde as lutadoras faziam seus "tacles", suas tesouras voadoras, tudo com muita técnica.

Mas a tal tia do Eder, cometeu a asneira de provocar a plateia, convidando um homem para lutar com elas, e, entre eles estava uma figura folclórica, famoso pela sua valentia, chamado Paulo Barbosa, ou "Paulo Mata Velha" como era conhecido. O Paulo pulou para o ringue, e sem técnica nenhuma, mandou ver, distribuindo tabefes, sopapos e trampescos de toda ordem.


Resumo da ópera: Ao fim e ao cabo, tinha lutadora escangotada pendurada nas cordas do ringue.

Um comentário:

  1. Muito bem lembrado Conor. A tia de Éder Jofre era Olga Zulbano. Foram umas tres noites de ring no palco e estrela era sempre Paulo Mata Velha.Se fosse profissional seria o Paul Killer Old Woman.

    ResponderExcluir