quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Cine Argus In Memorian

Neste dia de finados, queremos homenagear alguns personagens dos filmes Memórias do Cine Argus e O Cinema de Seu Duca, que não estão mais entre nós, mas que estão eternizados pelo cinema. Alguns tivemos a honra de entrevistar para o filme. Outros foram para o plano espiritual antes mesmo do lançamento do Memórias, como é o caso daquele que é, sem dúvida, o personagem mais importante de nossas produções: Manoel Carneiro Pinto Filho, ou Seu Duca do cinema. A eles, toda a nossa homenagem!

 Manoel Carneiro Pinto Filho (Seu Duca do Cinema) - 1918 - 1982
Fundador do Cine Argus, junto com Paulo Cavalcante, em 1938. Com a desistência do amigo, continuou o empreendimento até 1982, ano em que faleceu em um acidente automobolístico, quando voltava de Imperatriz, na qual fora visitar o Cine Marabá, um dos cinemas do circuito interiorano que construiu.

Paulo Pereira Cavalcante
Procurando um local para exibir filmes com um pequeno aparelho de projeção portátil, encontrou com Manoel Carneiro Pinto Filho (Seu Duca) em 1938, em Castanhal, onde juntos fundaram o Cine Argus em um galpão no fundos do Armazém de Seu Anastácio, onde Duca trabalhava, nas adjacências da Estação Ferroviária.

Técnico e Projecionista do Cine Argus. Um dos braços direitos de Seu Duca, de quem aprendeu o ofício e seus conhecimentos de mecânica. Fazia diversas viagens pelos cinemas do circuito interiorano criado por Manoel Carneiro, prestando assistência técnica e projetando filmes. Faleceu em 2016, vítima de diabetes. 

 Mário Sena 
Um dos projecionista mais importantes do Cine Argus, que dedicou muitos anos de sua vida ao cinema de Seu Duca. Além do Cine Argus, também trabalhou um tempo no Cine Palace, em Santa Izabel, um dos cinemas do circuito exibidor criador por Seu Duca.

Servidor público, exercendo o cargo de padeiro do IFPA, foi grande frequentador do Cine Argus. Um dos personagem mais irreverentes de nossos filmes, conta suas astúcias para furar a fila do cinema e levar as garotas da escola para assistir filmes pornôs. Figuraço!

 Adalberto de Morais
Comerciante e grande frequentador do Cine Argus. Diácono da Igreja Católica muito conhecido em Castanhal. Pai do professor Adalberto de Morais Filho (professor Betinho), outro importante personagem do filme.

Almir Lima
Amigo pessoal de Seu Duca e grande frequentador do Cine Argus. Foi prefeito de Castanhal de 1971 a 1972 e de 1977 a 1982. Sob sua gestão, foi construído o Cristo Redentor e derrubada a Estação Ferroviária, após a substituição do trem pelo transporte rodoviário.

Grande locutor de Castanhal, comandante principal das matinês do Cine Argus, com um programa de calouros chamado "Divertimentos em Desfile", nas décadas de 50 e 60. Muito citado em nossos filmes, especialmente em O Cinema de Seu Duca. Em nossos pesquisas, infelizmente não conseguimos nenhuma foto do Capiti e nem contato com algum parente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário