sábado, 5 de setembro de 2015

A Voz de Seu Duca

Hoje tive a felicidade de ouvir a voz e conhecer um pouco mais de uma das pessoas que mais tenho admiração, apesar de não ter tido o prazer de conhecê-lo pessoalmente: Manoel Carneiro Pinto Filho, o Seu Duca do cinema, criador do Cine Argus, o cinema de rua de Castanhal que pesquiso apaixonadamente desde 2012.

Foi através de uma entrevista gravada por seu filho, o cineasta Chico Carneiro, em 1977, que me foi presenteada por ele e por Zé Carneiro, historiador e outro filho de Seu Duca, que felizmente encontrou esse valiosíssimo documento. Em meu processo de pesquisa, foi a maior vibração que tive desde que o Amilcar Queiroz Carneiro me presenteou com as belas filmagens do Cine Argus em 1991 (será que vai aparecer a foto do Capiti?).

Quanto mais mergulho na história do Cine Argus e de seu fundador, Manoel Carneiro Pinto Filho, mais me envolvo por essa pesquisa. Simplesmente apaixonante!

Foto de Seu Duca: Tarabian
Foto do Cine Argus: Manoel Carneiro Pinto Filho (provavelmente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário