Dona Nila e Edivaldo Moura (07/09/2015)
Tive a oportunidade de entrevistar Dona Nila em 2012, e ela tem uma participação breve e especial no Memórias do Cine Argus. As memórias já lhe traíam e os momento de lucidez eram escassos. Ainda assim, consentiu ser gravada e falou sobre a luta da paixão do esposo pelo cinema, desde os tempos de namoro; a luta do mesmo para conseguir os filmes; as dificuldades de transporte; o incêndio no cinema que a obrigou a descer as escadas da casa onde morava (que ficava nos altos do Cine Argus) com os filhos pequenos no colo; os gestos de solidariedade de Seu Duca e o amor pela velocidade que findou lhe ceifando a vida. A sucinta participação da matriarca da família Carneiro pode ser resumida em sua frase "foram muitas as dificuldades, mas graças a Deus ele venceu. Nós vencemos".
Dona Nila em entrevista ao filme Memórias do Cine Argus (2012)
Ganhei uma versão autografada do livro Avô Filho Neto, Gerações em Cena, do José Carneiro, que conta a saga da família Carneiro através das histórias de três membros falecidos: Seu Duca, o filho Milton e o neto Flávio (Louro), todos vítimas precoces do automobilismo (mais cedo, havia sido presenciado, pela minha amiga Bruna Antunes (de nossa equipe de pesquisa sobre o Cine Argus) com o filme Cinema no Tucupi, do Pedro Veriano).
E tudo o mais foi só descontração. Conversas sobre o cinema, Seu Duca e Dona Nila tomaram conta do dia. E fotos, muitas fotos, para não esquecermos dos bons momentos, assim como não esquecemos do Cine Argus.
Meu mergulho na história do Cine Argus e da saga de Manoel Carneiro Pinto Filho me rendeu um modesto lugar na família Carneiro, da qual agora passei (na palavra dos próprios herdeiros de Seu Duca) a fazer parte. E saí da casa de Dona Nila como se tivesse recebido um prêmio em um festival de cinema.
Dos 9 filhos vivos de Seu Duca e Dona Nila (Manoel e Milton já falecidos), apenas Chico Carneiro (Mou) não pôde estar presente. Da esquerda para a direita: Inácia, Fátima, José, Gilberto, Amílcar, Pedro, Gilberta e Francisco Carlos (Kaká, agachado).
Os netos de Seu Duca.
Mais fotos da família Carneiro:
Nenhum comentário:
Postar um comentário