terça-feira, 12 de abril de 2016

Cine Argus, o Cinema de Seu Duca passa por Exibição-Teste

Na noite do dia 09 de abril de 2016, na casa de Amílcar Queiros Carneiro, nosso documentário de longa metragem sobre o Cine Argus foi exibido pela primeira vez, em versão ainda não definitiva, para uma pequena platéia, formada por membros da família Carneiro e outros convidados. O objetivo foi avaliar a recepção do público e ouvir críticas, a fim de preparar a versão final do filme. Além do produtor do filme Amílcar Carneiro, estiveram presentes o produtor e diretor Edivaldo Moura e o historiador do projeto cinematográfico Rafael Santos.

Superando as expectativas, houve excelente receptividade ao filme, que foi apresentado com um novo nome: Cine Argus, o Cinema de Seu Duca. Resultado de um projeto vencedor do IV Prêmio PROEX de Arte e Cultura, da UFPA, o longa é derivado do curta-metragem Memórias do Cine Argus. Mas, ficou bem diferente do curta (à exceção do prólogo e do epílogo, que permaneceram quase que inalterados) e ganhou personalidade própria. Não houve comparação entre o longa e o curta, mas os comentários do público presente apontaram que são filmes diferentes, cada qual com suas qualidades.

É certo que as comparações e preferências existirão, mas o receio que havia sobre o longa ficar cansativo e virar uma repetição estendida do que o curta já falava, parece não existir mais. É possível que alguns prefiram o curta, mais sintético na apresentação da história do Argus. E que outros gostem mais do longa, que inicia contando as origens do cinema de Castanhal desde o encontro de Seu Duca e Paulo Cavalcante no armazém de Seu Lins e Seu Anastácio, nos fundos dos quais o Cine Argus projetou seus primeiro filme, e aborda assuntos inéditos no curta e desenvolve outros pelos quais o Memórias dava rápidas “pinceladas”. Mas, o certo é que são dois filmes diferentes, embora compartilhem alguns trechos comuns.

Cine Argus, o Cinema de Seu Duca ficou com 98 minutos, tempo que deve sofrer pequenas alterações após a efetuação dos ajustes a partir das críticas do público presente. Em breve, serão feitas exibições públicas do filme em Castanhal. Como diria o pintor de cartazes e locutor de nosso inesquecível cinema: “Departamento de Publicidade do Cine Argus. Não percam! Em breve, neste cinema, o filme Cine Argus, o Cinema de Seu Duca!



Nenhum comentário:

Postar um comentário