sexta-feira, 1 de julho de 2016

Divino e Animal: uma das fotos mais curiosas do Argus

Esta é uma das fotos mais emblemáticas e curiosas do Cine Argus, que ilustram bem a diversidade da programação do inesquecível cinema de rua de Castanhal. De um lado, o filme mais assistido de todos os tempos no cinema de Seu Duca: A Vida de Cristo. De outro, um cartaz anunciando dois filmes de sexo explícito, gênero que cativou um público majoritariamente jovem e masculino nos anos 80 e 90. Religião e pornografia, espírito e carne, divino e animal. Lado a lado, mostrando que o Argus era mesmo para todos os gostos, não obstante as polêmicas que esse ecletismo provocava.

É muito bom, no decorrer de nosso processo de pesquisa, descobrir novas imagens e também as pessoas responsáveis por captar essas imagens, uma vez que várias fotos de época de Castanhal não tem autor identificado. Hoje tivemos o prazer de receber o contato do autor dessa belíssima foto. Trata-se do fotógrafo castanhalense Júnior Lopes, hoje residente em São Paulo. Obrigado, Júnior Lopes! Sua foto enriquece nosso trabalho!

Um comentário:

  1. Alo Edivaldo, muito bom saber que foi feito contato com o autor da foto. Lembro que esta foto me foi apresentada pelo José Pimentel semanas depois de revelada,foi feita em película 35mm em uma câmara compacta. Tudo isso em meados de 1995 quando o Argus fechou. Anos depois, 2009 quando comecei o projeto de recuperação de fotos antigas da cidade pedi ao Pimentel que prontamente me atendeu entregando a cópia original. Até então eu pensei que o autor era o próprio Pimentel mas ele afirmou que a câmara ela dele mas foi o amigo que fez a foto que agora com seu trabalho serio de pesquisa, dá o crédito a quem de direito, Junior Lopes. Mais um ponto positivo para seu trabalho de memórias do Cine Argus.

    ResponderExcluir