Em uma noite maravilhosa, nostálgica e muito divertida, pudemos recordar de nosso saudoso cinema de rua de Castanhal, o cinema de Seu Duca: o Cine Argus!
Foi na última sexta-feira a noite, dia 29, no auditório da FUNCAST. Diversos cartazes de filmes exibidos no Cine Argus, gentilmente cedidos da coleção de Marcos Jatene, e várias fotos do Cine Argus em exposição. Muitas pessoas compareceram.
Após e execução do conserto de Varsóvia (para manter a tradição), foi dado início à programação. Janete Oliveira, da Funcast, fez a abertura do evento e passou a palavra a Edivaldo Moura, que pronunciou um discurso que emocionou a platéia. O filme foi exibido e os entrevistados presentes foram apresentados e aclamados pelo público. Destes, estiveram presentes Éldio Sena, José Tavares, Professor Betinho e Amílcar Carneiro. Este último foi apresentado oficialmente como produtor executivo do longa-metragem Memórias do Cine Argus. Também foram apresentados Bruna Reis, coordenadora do projeto do longa junto a PROEX, e Rafael Santos, historiador que compõe a equipe de produção. O debate foi muito divertido e muitas histórias foram contadas pela platéia, acompanhadas de muitos risos e de manifestações emocionadas. Ao final, houve um coquetel e venda do dvd do filme (que continua a venda na Banca do Zé Maria, Banca da Praça e Banca do Cleiton.
A TV Nazaré esteve presente e fez a cobertura do evento. A reportagem deverá ser exibida no programa de segunda-feira, 12h45, e reexibida na terça-feira, no mesmo horário.
Blog de produção dos documentários "Memórias do Cine Argus" e "O Cinema de Seu Duca", que tem por objetivo resgatar, em diálogo com a sociedade, a história do cinema de rua que movimentou a vida cultural do município de Castanhal (PA) e influenciou diversas gerações ao longo de seis décadas, e a saga de Manoel Carneiro Pinto Filho, mais conhecido como Duca do Cinema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário