quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Os Amigos do Cine Argus

Quem acompanhou a estreia do filme O Cinema de Seu Duca, no dia 27 de outubro de 2016, na Avenida Barão do Rio Branco, deve ser perguntar sobre o trabalho dos bastidores para que mais de 2.000 pessoas uma noite mágica e de celebração à cultura e história do Cine Argus, de seu realizador (Seu Duca) e de Castanhal. Nada mais justo, portanto, do que apresentarmos a equipe responsável pela organização do evento que surpreendeu a todos (inclusive a própria equipe!). Com vocês, os AMIGOS DO CINE ARGUS! 

Edivaldo Moura
É o produtor e diretor do filme. Da última geração que conheceu o Cine Argus (década de 90), se entrega apaixonadamente à pesquisa sobre o antigo cinema de rua de Castanhal desde 2012, com total apoio da família Carneiro. Dessa pesquisa, resultaram dois filmes: Memórias do Cine Argus, curta-metragem premiado e exibido em mais de 20 festivais e mostras de cinema no Brasil e em Portugal, e O Cinema de Seu Duca, sendo o idealizador do projeto de exibição desse filme na Avenida Barão do Rio Branco. Pedagogo, Técnico em Assuntos Educacionais do IFPA e estudante de cinema da UFPA.

Amílcar Carneiro
Produtor do filme. É a principal referência para quem quiser estudar sobre o Cine Argus. Filho de Seu Duca, trabalhou toda a vida com o pai e, depois de sua morte, assumiu a gerência do Cine Argus e de seu circuito interiorano até 1995, ano do fechamento. Atuou no jornalismo (periódico Novo Jornal e Revista Independente) e é o autor dos projetos memorialísticos "Castanhal, Imagens para a História" e "Apeú e a Estrada de Ferro". É diretor de curta-metragens premiados, dentre os quais o maior destaque é Salve Maria, melhor documentário no festival de curtas da Funtelpa. Um dos personagens mais importantes dos filmes Memórias do Cine Argus e O Cinema de Seu Duca.

Inácia Maria Carneiro Thury
Filha de Seu Duca. Formada em Letras pela UFPA, mestra em Educação, professora de Língua Portuguesa e Literatura no IFPA campus Castanhal. Libriana, amante das artes e apaixonada por fotografia. Dotada de grande sensibilidade, valoriza muito a cultura amazônida e a história de Castanhal. 

Marta Leal Carneiro
Neta de Seu Duca. Trabalhou um tempo na bilheteria do Cine Argus. Formada em Letras pela UFPA, atua como professora de Língua Portuguesa e Redação em escolas da rede particular de ensino. Arte-educadora por natureza, já coordenou diversas apresentações artístico-culturais em escolas onde trabalhou.  

Mário Sena
Filho homônimo de um dos projecionistas mais importantes da história do Cine Argus, o saudoso e inesquecível Mário Sena. Mário Sena (o filho) é músico e compositor. Mas, atualmente, desempenha outras funções por conta da pirataria que assola o país. É autor de músicas como Gringo Lindo, da Banda Calypso, e Meu Paraíso (Banda Sayonara). Na equipe de produção do evento de estreia do filme O Cinema de Seu Duca, ganhou o carinhoso apelido de "motoboy desenrolado do Cine Argus". 

Denize Melo
Nascida na cidade das mangueiras, pais imigrantes do Acre e Ceará, frequentadora do Cine Argus na década de 80, Técnica Agricola e em Gestão Empresarial. Aprendeu a gostar e amar as artes através da família Carneiro, que teve a honra de conhecer em 1997 e pela qual tem profunda admiração e gratidão.

Regina Conor
Com toda a juventude no auge de seus 55 anos, esta Engenheira Agrônoma é servidora pública estadual e mãe de três filhas. Uma Castanhalense semeadora do amor e da cidadania, defensora da justiça e da humanidade, que ama a arte como instrumento de transformação social.

Ana Maria e Raimundo Conor
O casal 20 dos Amigos do Cine Argus. Ele,bancário aposentado, 65 anos. Ela, Administradora do lar, 63 anos. Graduados em FILHOsofia (6 filhos), pós graduados em NETOlogia (5 netos). Amantes da boa arte, principalmente do cinema. Raimundo Conor tem importante participação no filme O Cinema de Seu Duca. Grandes e saudosos frequentadores do Cine Argus!

Fátima Carneiro
A primeira filha do casal Duca e Nila é a presença feminina mais forte em O Cinema de Seu DucaSocióloga e professora universitária aposentada, atualmente dirigindo o Instituto AMPLIAR na Ilha de Mosqueiro. Castanhalense, graduou-se pela UFPA e concluiu a pós-graduação em Sociologia na UNICAMP e na USP em 1998. Na UFPA atuou na pós-graduação e em grupos interdisciplinares de pesquisas, sempre voltadas para o meio rural.

Um comentário: