sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Uma Noite para Nunca Esquecer

Parece nome de filme. E foi assim mesmo. Em uma noite inesquecível que entrou para a história do município de Castanhal e que certamente será comentada durante muito tempo, a estreia do filme O Cinema de Seu Duca superou todas as expectativas, tanto da produção quanto dos espectadores e apoiadores do evento.

Mais de duas mil pessoas tomaram a Barão do Rio Branco. A minoria conseguiu ficar sentada em uma das 550 cadeiras disponíveis (uma referência às 550 poltronas que haviam no Cine Argus). Mas, isso não impediu que as demais permanecessem até o fim da exibição. Sentados nas calçadas, em cima das árvores e de pé (muitas vezes, com crianças de colo), os espectadores assistiram atentamente aos noventa minutos que contavam a história do Cine Argus e de seu criador, Manoel Carneiro Pinto Filho, conhecido como Seu Duca.

A cidade estava em peso no evento. Haviam crianças, adolescentes, adultos e idosos. Um verdadeiro encontro de gerações. No dizer de um jovem: "Deu para sentir saudade do tempo que eu não vivi". Muita gente se reencontrou durante a exibição, o que tornou o evento um verdadeiro ponto de encontro, tal como era o Cine Argus. Mais uma referência feita ao cinema de Seu Duca, e da forma mais natural possível. As classes sociais estavam todas presentes. Era tanta gente que era difícil de andar pelas calçadas das lojas. E apesar da multidão, não se viu nenhum indício de confusão. Plateia super educada, vibrante, emocionada e envolvida com a história. Houve propaganda volante horas antes do evento. Houve a venda de arroz doce na lata de leite moça. Houve exposição de cartazes da época. Houve o Conserto de Varsóvia, entoado na Avenida Barão do Rio Branco novamente, depois de 21 anos. E houve casa cheia. Nenhuma referência melhor e mais à altura do Cinema de Seu Duca!

Quem esteve presente, testemunhou a noite histórica e se emocionou em meio à experiência incrível que envolveu a todos. Para quem não assistiu, ou quer rever o filme, haverão novas exibições (dessa vez em espaços fechados e com debate), em datas e locais a serem divulgados. Mas, certamente, que a noite do dia 27 de outubro de 2016 vai entrar para a história da cidade como o dia em que Castanhal teve o Cine Argus de volta.

Foi épico!



































Nenhum comentário:

Postar um comentário