quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Como se Fosse um Evento Sagrado

Ontem, dia 12 de agosto, foi aniversário de Walber Pereira, um dos entrevistados do filme “Memórias do Cine Argus”. Walber é professor de inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal, escritor e grande amante das artes. Amor esse que certamente deve muito de sua origem ao Cine Argus, o qual freqüentou acompanhado de seu pai.

Muito receptivo e generoso com a produção do filme, Walber cedeu sua entrevista em sua casa acompanhado de DVDs das suas séries favoritas (assistidas no Cine Argus) e de seu chapéu de cowboy, em referência aos filmes de faroeste que assistiu no famoso cinema de Seu Duca. Os westerns marcaram particularmente sua vida.

Walber lembra do ritual que antecedia a exibição dos filmes. “Aquelas tardes de sábado e de domingo eram como se fosse um evento sagrado”. O entrevistado lembra do momento em que as janelas do cinema eram fechadas uma a uma, envolvendo o auditório na escuridão e criando toda a expectativa do início da sessão, sempre precedida pelo inesquecível “Conserto de Varsóvia”. Também se lembra de suas traquinagens do tempo de garoto e do dia em que precisou de esconder de Seu Duca, após ter derrubado um sorvete na cabeça do dono do cinema.

A entrevista de Walber Pereira pode ser conferida em “Memórias do Cine Argus”, cujo DVD está disponível nas melhores bancas de Castanhal.
O professor e cinéfilo Walber Pereira em cena de Memórias do Cine Argus

Nenhum comentário:

Postar um comentário