segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

O Natal de Nila

Quem não gostaria de, se pudesse, escolher a noite de Natal para deixar esse mundo, depois de uma longa vida muito bem vivida e pouco depois de ter tido um momento de confraternização com toda a família que construiu? Foi assim a despedida de Dona Nila Carneiro, esposa de Manoel Carneiro Pinto Filho (Seu Duca), que faleceu aos 97 anos, na noite de 24 de dezembro deste ano, por conta de um ataque cardíaco. 

Em nosso processo de pesquisa, tivemos a honra de entrevistar Nila Carneiro, no ano de 2012, aproveitando um momento de lucidez, após a entrevista de seu filho Amílcar Carneiro. Na ocasião, aos 92 anos, Nila nos relatou o início do relacionamento com Duca, o incêndio no Cine Argus, a dedicação do esposo e suas conquistas e o falecimento em decorrência do acidente automobilístico que ceifou sua vida em 1982. "Gostava de correr muito", lembrava. A entrevista foi curta, a memória já a traía. Um trecho dessa entrevista aparece no documentário de curta-metragem Memórias do Cine Argus.

Nila Carneiro em Memórias do Cine Argus

Em 2016, durante a produção do documentário de longa-metragem O Cinema de Seu Duca, Chico Carneiro, filho do casal Duca e Nila que se tornou cineasta e fotógrafo, nos cedeu gentilmente a gravação de uma entrevista que fez com a mãe na primeira década dos anos 2000, na qual Nila faz diversos relatos sobre a saga do esposo na luta pra trazer filmes para os diversos cinemas de rua que administrava no interior do estado do Pará e em estados vizinhos. Vários trechos foram utilizados no longa. 

Nila Carneiro em O Cinema de Seu Duca

Impossível saber o que se passava na cabeça de Nila Carneiro antes de sua morte. A mesma, em idade bastante avançada e com alzheimer, já não demonstrava lucidez, embora gozasse de boa saúde. Faria 98 anos em 2018, mesmo ano em que seu esposo completaria 100 anos, se vivo. No áudio de outra entrevista cedida por Chico Carneiro e realizada com o pai em 1978, com a participação de Nila, o casal relata os arraiais que ocorriam em Castanhal na década de 30, durante os festejos natalinos. A família Carneiro sempre cultivou o hábito de celebrar o Natal, certamente sob influência dos pais. O maior sucesso da história do Cine Argus, o filme mudo A Vida de Cristo (Ferdinand Zecca) foi exibido em alguns natais também. Dá para perceber que a época de celebração do nascimento de Jesus era especial para Duca e Nila. Vai saber se essas memórias não estavam ainda guardadas em algum lugar, sendo revisitadas no clima natalino...

Para a família Carneiro, que já conviveu com diversos e dolorosas perdas desde a morte de Seu Duca, certamente que a partida de Dona Nila é carregada de dor e deixa um imenso vazio. Contudo, a magia do Natal deve trazer um alento a toda a família. Afinal, após 35 anos, neste ano Nila pôde celebrar o Natal tanto com os filhos como também com seu querido Duca, uma outra vez.

Casal Nila e Duca Carneiro no Cine Argus (Foto: Chico Carneiro, 1971).

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

E o menino João nos deixou...

Mais um personagem de O Cinema de Seu Duca nos deixou. João Pereira da Silva, o garotinho que varria o Cine Argus e fazia propaganda dos filmes (carregando cartazes pela cidade) em troca de ingressos, faleceu aos 85 anos, no dia 28 de novembro de 2017. 

João Pereira, que nasceu em 1932, seis anos antes da criação do Cine Argus, nos deu uma entrevista muito singular, sendo uma das poucas pessoas que encontramos em nosso processo de pesquisa que conheceu o Argus em seus primórdios. O relato da época de uma Castanhal tranquila, do encanto que o cinema provocava na cidade e do respeito nutrido a Manoel Carneiro Pinto Filho (Seu Duca), que sempre aceitava a proposta do garotinho João de fazer algum trabalho para ganhar um ingresso, nos emocionou e enriqueceu nosso filme. Quem sabe já tenham se encontrado...

Agradecemos a Jairo Moreira, um dos filhos de nosso ilustre personagem, que entrou em contato com a direção do filme para sugerir a entrevista com o pai. 

Vá em paz, João Pereira! Que honra ter registrado parte de sua história em nosso filme!

João Pereira da Silva em O Cinema de Seu Duca

sábado, 11 de novembro de 2017

O Cinema de Seu Duca no Cine Olympia

O Cinema de Seu Duca ficará uma semana em cartaz no Cine Olympia, em Belém, do dia 16 ao dia 22 de novembro de 2017. As sessões ocorrerão às 18h30 (terça a sexta-feira) e às 17h30 (sábado e domingo).

Oportunidade incrível para quem quer ver ou rever a história do Cine Argus e de seu criador, Manoel Carneiro Pinto Filho, mais conhecido como Seu Duca, agora no telão do majestoso Olympia, cinema mais antigo do Brasil em funcionamento (considerando não ter interrompido suas atividades por longos períodos). 

Não perca!!!



terça-feira, 1 de agosto de 2017

O Cinema de Seu Duca em Soure

O filme O Cinema de Seu Duca, disponível na internet, continua emocionando e gerando depoimentos gratificantes que compensam todo o esforço da produção. Um deles é o de Ernani Chaves, professor da Universidade Federal do Pará, publicado em nossa page:

"Aos realizadores desse documentário, em especial ao seu diretor e à Família Queiroz Carneiro! Foi com muita emoção que assisti a esse filme, pois fiquei sabendo muito acerca da vida desse grande cidadão, que enviava para a minha cidade, Soure, os filmes que vi na minha infância e adolescência, lá no cinema dos padres, o "Santo Agostinho". Um grande abraço para Fátima Carneiro, amiga e colega de longa data na universidade e ao José Carneiro (que, infelizmente, não aparece no filme), amigo e colega do IFCH/UFPA, com quem conversei tantas vezes sobre o Seu Duca. Esse filme eterniza a memória de um homem simples e culto ao mesmo tempo, que reconheceu, de imediato a magia do cinema e que proporcionou direta ou indiretamente a todos nós, garotos do interior, tantas alegrias e diversão!"

Ernani Chaves, professor da UFPA, frequentador do Santo Agostinho, um dos cinemas do circuito de exibição cinematográfica criada por Seu Duca, na cidade de Soure (Marajó).

Cada vez mais, percebemos que a importância do Cine Argus não se restringiu a Castanhal, mas por conta da extensão do circuito exibidor da Empresa Argus, seu alcance foi enorme no Pará e em outros estados vizinhos. Obrigado, Ernani!

Nota: também queríamos muito ter José Queiroz Carneiro no filme, mas infelizmente não foi possível devido à agenda do entrevistado. 

terça-feira, 18 de julho de 2017

Memórias do Cine Argus em Festivais

Memórias do Cine Argus esteve presente em mais dois festivais em 2017: Mostra Sesc de Cinema (Belém/PA, 23 a 27 de maio) e Festival de Cinema de Jericoacara (Jericoacara/CE, 07 a 13 de junho). Após três anos rodando em mostras e festivais (já são quase 30), Memórias do Cine Argus segue tocando as pessoas, que ficaram encantadas com a história do cinema de Seu Duca. O filme esteve representado pelo diretor Edivaldo Moura e pelo produtor Amílcar Carneiro, respectivamente, em cada festival. Abaixo, fotos da participação dos representantes nos eventos:

Edivaldo Moura (ao centro, camisa roxa) participando de debate com outros diretores após a exibição dos curtas, na noite de 27/05/2017 (Foto: Manoela Carneiro).

 Amílcar Carneiro (primeiro à direita) em noite de exibição no Festival de Jeri (homenagem aos 50 anos do filme Terra em Transe, de Glauber Rocha).

Momento de confraternização entre realizadores no Festival de Jericoacara.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

O Cine Argus vai à Praia de Jericoacoara

Memórias do Cine Argus será exibido na paradisíaca praia cearense de Jericoacoara, na mostra competitiva da Edição 2017 do Festival de Jericoacoara - Cinema Digital, que acontecerá de 7 à 13 de junho de 2017. 

É a primeira exibição de nosso filme no Ceará, e no mais alto estilo! A história do Cine Argus sendo conhecida em uma das praias mais lindas do Nordeste! Combinação perfeita de praia e sétima arte!



Foto: Google.

sexta-feira, 14 de abril de 2017

A Vida de Cristo

Imaginem um filme de 1902 exibido durante décadas na Semana Santa, todos os anos, com 5 sessões lotadas na sexta-feira santa. Quase impossível de acreditar, não é? Mas, é verdade. A Vida e a Paixão de Cristo, filme italiano de Ferdnand Zecca e Lucien Noguet, conseguiu essa proeza. E não estamos falando apenas do Cine Argus. No mundo inteiro, a película muda fez bastante sucesso.

Segundo nossas pesquisas, o filme já havia sido exibido em Castanhal antes de 1938, data de fundação do Cine Argus, no cinema provisório que funcionou no barracão de Seu Lins e Seu Anastácio, antecedendo o novo empreendimento de Duca e Paulo Cavalcante. Segundo relata Amílcar Carneiro, entrou religiosamente na programação todos os anos, dos anos 40 aos 90, quase até o fechamento do Argus em 1995. Não à toa a Empresa Argus possuía várias cópias da película, para atender a vários cinemas do circuito. Várias dessas cópias ainda são guardadas pela família Carneiro.


Imagens: Google.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Cine Argus pelo Mundo

Nosso blog passou a receber, nos últimos meses, um número significativo de acessos de outros países. Apesar da pouca frequência de postagens desde janeiro deste ano (o que pretendemos aumentar a partir de agora), o número de visualizações de página cresceu surpreendentemente. Só no mês passado foram 4.374 visualizações. Considerando que não foi postado nenhum conteúdo novo, o desempenho é surpreendente.  

Outro dado interessante é a origem desses acessos. 95% dos acessos (4.132) são provenientes dos Estados Unidos. O Brasil aparece em segundo lugar, com 198 acessos, seguido de França (26), Portugal (6), Irlanda (5) e diversos outros países com número menor de acessos.

Ainda não recebemos contato de nenhuma pessoa que tem visitado o blog a partir de outros países (fica o convite!), mas esse desempenho serviu tanto para mostrar que nossa página precisa ser novamente alimentada (as histórias do Cine Argus são mesmo fascinantes) como para nos fazer pensar...

Estará na hora de legendar nosso filme e tentar carreira internacional?





terça-feira, 11 de abril de 2017

O Cinema de Seu Duca em Cartaz no Sesc Castanhal

O Cinema de Seu Duca é destaque na programação do Cine Sesc, em Castanhal. De 10 a 13 de abril de 2017, em dois horários, 16h e 18h, o Sesc Castanhal exibe a versão longa-metragem da história do Cine Argus e de seu criador, Manoel Carneiro Pinto Filho. Oportunidade para quem ainda não viu o filme ou quer aproveitar para reassistir.

Cine Argus exibindo Bye, Bye, Brasil, de Cacá Diegues (1980).

sábado, 28 de janeiro de 2017

Memórias do Cine Argus disponível na internet

Dois anos e quatro meses depois de sua estreia em 2014, após ter sido selecionado em 21 festivais e mostras de cinema no Brasil e em Portugal, recebido quatro premiações e duas menções honrosas, no dia em que o município de Castanhal completa 85 anos o documentário de curta-metragem Memórias do Cine Argus está disponível na internet.

Assistam, compartilhem, baixem! Queremos ver a história do Cine Argus divulgada!

Gostou? Esse curta deu origem ao longa-metragem O Cinema de Seu Duca (ainda não disponível na internet, mas à venda na Banca da Praça e na Plástico Amazonas), e que a partir de agora estará com o preço promocional de 19,90!